Durante anos, o bairro de North End, em Detroit, nos EUA, foi considerado um símbolo de prosperidade. Movido pela ascensão da indústria automobilística, o bairro concentrava parte da elite norte-americana, atraindo, inclusive, muitas celebridades. Nos anos 90, após inúmeras más gestões do governo e o declínio do setor, North End entrou em decadência chegando ao ponto de decretar falência após a crise financeira de 2008. Devido a este novo cenário, muitas famílias se mudaram para outras regiões, tornando o bairro pouco habitado e nada atrativo para novos investimentos.

Leia mais: Cidades e soluções ecológicas

Com a chegada de uma nova gestão em 2014, Detroit começou seu ressurgimento. O novo prefeito iniciou uma série de ações para revitalizar a região, incluindo a implantação da agricultura urbana, que se tornou a base para o desenvolvimento da região através da promoção da educação, sustentabilidade e senso de comunidade. Com o foco na redução da disparidade socioeconômica, a agricultura pretende fortalecer e unir a comunidade urbana.

horta-urbana-detroid-01
Imagem: The Michigan Urban Farming Initiative/Reprodução

Para que a empreitada verde desse certo, o bairro contou com a ajuda da The Michigan Urban Farming Initiative, a Mufi, uma ONG especializada em agricultura urbana de impacto social. Com a expertise da Mufi e a ajuda dos moradores que, literalmente, colocaram a mão na terra, North End tornou-se o primeiro bairro urbano agrícola dos Estados Unidos.

Leia mais: Plataforma permite doação ou troca de alimentos saudáveis

Hoje o bairro já produz alimentos gratuitamente para cerca de duas mil famílias. A horta construída possui o tamanho equivalente a quatro campos de futebol e é capaz de produzir 300 variedades de vegetais.

horta-urbana-detroid
Imagem: The Michigan Urban Farming Initiative/Reprodução

Desenvolver a região era o principal objetivo da agricultura urbana de Noth End e, até o momento, a iniciativa vem dando certo. A horta tem atraído novos moradores, encantados com o acesso a alimentos frescos e pela possibilidade de trabalho, visto que para manter a horta funcionando a pleno vapor, a participação da população é fundamental. Prédios próximos à horta foram reformados e transformados em centros de educação, que oferecem preparo para quem deseja trabalhar na horta.

horta-urbana-detroid-04
Imagem: The Michigan Urban Farming Initiative/Reprodução

Soluções verdes, quando bem administradas, são capazes de transformar pessoas, bairros e até mesmo cidades. North End é um bom exemplo disso, pois passou de um bairro-fantasma para uma região que vem atraindo novos investidores e moradores, que buscam uma vida mais sustentável e tranquila. Um bom exemplo a ser seguido! 🙂

Fonte: Exame

Comentários