Aumento de pedidos por certificações ambientais ressalta importância da sustentabilidade no setor de construções

Quando falamos de condomínios verdes, não podemos deixar de citar as certificações ambientais. Como o próprio nome já diz, elas são responsáveis por certificar que determinado empreendimento imobiliário possui características sustentáveis. Já falamos aqui sobre as principais certificações existentes e os seus conceitos. Entre elas está o selo LEED (sigla em inglês para Liderança em Energia e Design Ambiental), do Green Building Council Brasil.

De acordo com matéria do Jornal o Globo, as certificações LEED cresceram 51% em 2013, alcançando a marca de 829 pedidos de registro do selo e 126 certificações concedidas em todo o ano. A cada três dias úteis do ano passado, dois novos projetos foram avaliados em busca de certificação, o que mostra que o Brasil está no caminho certo para um futuro de prédios verdes e mais sustentáveis: o país hoje ocupa o quarto lugar no ranking mundial do GBC Brasil, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Emirados Árabes.

Imagem: gbcbrasil.org.br
Imagem: gbcbrasil.org.br

Além de brigar pela terceira posição no ranking dos mais de 153 países com mais certificações LEED concedidas, o Brasil também aguarda a conclusão do Referencial GBC Brasil Casa, criado para certificar residências, foco não muito explorado pelos outros tipos de aplicação do selo. A ideia é conseguir criar parâmetros de características nacionais, com foco na realidade econômica e sustentável brasileira.

Em entrevista ao Jornal O Globo, o diretor-gerente do GBC Brasil, Felipe Faria, falou sobre como a participação das construções verdes no PIB da construção vem aumentando no país e já chega a 9%. Os dados são de um estudo feito em parceria com a consultoria EY (antiga Ernest & Young) em agosto de 2013.

Crescimento Construções Sustentáveis no Brasil - Jornal O Globo
Gráfico: Crescimento Construções Sustentáveis no Brasil – Jornal O Globo

Viu como a questão da sustentabilidade é importante para o setor imobiliário? E o que você tem feito para tornar o seu condomínio mais sustentável? Conte um pouco da sua experiência nos comentários e clique aqui para saber como incorporar os conceitos das certificações ambientais ao seu prédio.

Comentários