Reaproveitar a água da chuva é o grande desejo de boa parte dos condomínios. Seja pela consciência ambiental ou pela comprovada economia que proporciona, muitos síndicos gostariam de instalar este tipo de sistema em seus prédios. Geralmente, o retorno do investimento varia a curto e médio prazo, o que consiste em um estímulo a mais para síndicos e condôminos. Porém, muitos condomínios enfrentam um problema em comum que dificulta bastante a instalação deste sistema: a falta de espaços disponíveis.

Leia mais: Condomínio economiza 30% com reaproveitamento de água da chuva

Muitas cisternas de armazenamento de água possuem formatos difíceis de serem instalados em qualquer ambiente. Com áreas reduzidas e a necessidade de grandes obras de adaptação, muitos condomínios vão adiando ou até mesmo desistem desta possibilidade, deixando de economizar litros e mais litros de água por mês. Mas, se depender da Tecnotri, uma indústria de produtos plásticos rotomoldados, a falta de espaço não será mais um problema para quem deseja reaproveitar a água da chuva.

cisterna-vertical-01
Foto: Divulgação.

Com formato vertical, a cisterna da Tecnotri está disponível em diferentes tamanhos. A de mil litros, por exemplo, possui 1,5m de altura por 64cm de largura e, por ser modular, pode ser encaixada em outras cisternas do mesmo tipo, aumentando a capacidade de armazenamento. Seu tamanho e formato facilitam a instalação em ambientes com espaços reduzidos, como corredores e até mesmo varandas. Totalmente vedada, ela é atóxica e de fácil higienização. É equipada com um filtro, que separa as folhas e demais resíduos sólidos; e com uma tela, que evita a passagem de insetos.

cisterna-vertical-02
Foto: Divulgação.

A cisterna vertical pode ser considerada um sistema de reaproveitamento hídrico, pois pode ser usada tanto para o reaproveitamento da água da chuva, bastando conectá-la a uma calha; para armazenamento de água de reúso, ligando-a à saída de água da máquina de lavar ou ainda para guardar água potável. Está disponível em cinco cores diferentes e os valores variam de acordo com o modelo desejado.

Leia mais: Síndica adota práticas sustentáveis para economizar água

Evitar o desperdício de água e incentivar seu reaproveitamento é uma atitude que não pode mais ser adiada. A água é um dos recursos mais preciosos que temos e sua escassez é uma realidade. Se você é síndico, converse com os demais condôminos e com algum engenheiro responsável e avalie a possibilidade de implantação de um sistema de reaproveitamento de água. O meio ambiente agradece e seu bolso também!

Fonte: Ciclo Vivo

Comentários