Agora você já sabe que é possível reutilizar diversos materiais que iriam para o lixo em nossa horta ou jardim. Além de criar seus próprios vasos e reaproveitar alguns vilões para o meio ambiente, como o isopor, existem ainda outras formas de tornar o seu jardim mais sustentável. Confira mais algumas dicas de jardinagem da nossa parceira Carol Costa, do portal Minhas Plantas.

Mantenha os vasos úmidos

Esponjas de cozinha devem ser trocadas com frequência, mas o que fazer com elas? Simplesmente jogar fora? Não! Você pode utilizá-las para manter a umidade dos vasos! Para isso, basta cortar a esponja em pequenos pedaços e misturá-los na terra. Dica: antes de reaproveitar a esponja, deixe-a de molho por alguns minutos na água sanitária.

Sustentação das plantas

Dicas para reaproveitar materiais na jardinagem – Parte 2Sabe aqueles arames que fecham o pão de fôrma? Eles são ótimos para prender as plantas no tutor. E sabe o que pode ser utilizado como tutor? Aquele hashi que você utilizou em seu último pedido no restaurante japonês! Esta combinação é ótima para segurar as orquídeas, que, por serem altas, podem quebrar com a ação do vento.

Moldar as plantas

Dicas para reaproveitar materiais na jardinagem – Parte 2Grampo de cabelo é muito útil para moldar algumas plantas, como as trepadeiras. Portanto, se a planta está ficando torta ou crescendo na direção errada, basta prendê-la com um grampo.

Afiar a tesoura

O papel-alumínio que foi usado para preparar aquele prato especial do almoço de domingo também pode ser reaproveitado! Antes de descartá-lo, dobre-o bem e utilize-o para afiar a tesoura. Basta cortar o papel-alumínio algumas vezes, que a tesoura ficará afiada.

Plaquinhas de identificação

Dicas para reaproveitar materiais na jardinagem – Parte 2Se você deseja plantar várias espécies em um mesmo espaço, é importante identificar cada uma delas pelo nome. Para isto, recorte alguns pedaços de lata de refrigerante e crie uma plaquinha personalizada. Coloque o pedaço de metal em cima de um pano e escreva com força para marcar bem. Dessa forma, ainda que a caneta apague com o tempo, o texto será escrito em baixo relevo.

Como vimos, diversos materiais podem ser reaproveitados na jardinagem! E se você gostou das dicas, chegou a hora de colocar em prática tudo que você aprendeu. E, se você souber outras dicas incríveis como estas, conte pra gente nos comentários! 🙂

Fonte: Programa Vida Melhor

Comentários