Antigamente, se perguntássemos para nossas crianças o que elas costumavam fazer na escola, provavelmente, elas diriam que aprendiam Português, Matemática, Geografia; faziam amigos e comiam merenda. Hoje, além de tudo isso, muitas também responderão que aprendem sobre sustentabilidade. Falar sobre este tema nas escolas era algo raro, feito por pouquíssimos professores, muitas vezes sem o devido apoio da escola. A boa notícia é que este cenário está mudando e, cada vez mais, a sustentabilidade está presente nas salas de aula e até mesmo contribuindo com o funcionamento da escola.

Um bom exemplo disso vem do município de Gabriel Monteiro, na região de Birigui, em São Paulo. A Escola Estadual Antonio Kassawara Katutok dá um verdadeiro show quando falamos em sustentabilidade. Pedagogos, corpo docente e alunos trabalham juntos para promover uma série de ações sustentáveis que funcionam de forma cíclica, que contribuem com a preservação do meio ambiente e ainda trazem benefícios para a escola e para os próprios alunos. Confira algumas ações realizadas por lá:

Horta:

horta-escola-sp-01Plantam legumes e verduras que são utilizados na merenda escolar dos alunos.

Leia mais: Aprenda a fazer uma horta vertical

Bosque:

bosque-escola-spCriado como uma forma de resgatar as árvores nativas da região. Hoje possui mais de 100 árvores de 40 espécies.

Leia mais: Conheça o edifício Bosco Verticale em Milão

Captação da água da chuva:

captacao-agua-chuva-escola-spÉ usada para fornecer água para o bosque, regar a horta e lavar a escola.

Leia mais: Síndica adota práticas sustentáveis para economizar água

Desperdício Zero:

desperdicio-zero-escola-spRecolhe os restos dos alimentos que os alunos deixam durante a alimentação e o que as merendeiras descartam durante a preparação.

Leia mais: Regina Tchelly e Favela Orgânica ensinam como não desperdiçar alimentos

Compostagem:

compostagem-escola-spTodos os alimentos recolhidos no desperdício zero são enviados para a compostagem, que também recebe as folhas que caem do bosque. Desta forma, é gerado o adubo orgânico que volta para a horta.

Leia mais: Compostagem doméstica tem incentivo da prefeitura em São Paulo

Como reconhecimento de todo este esforço, a escola recebeu o prêmio de Melhor Gestão Escolar de todo o Estado de São Paulo e, sem dúvidas, os diferenciais sustentáveis adotados contribuíram bastante para a conquista do prêmio. E sabe o que é mais bacana? Todas estas iniciativas vêm inspirando vários alunos, que replicam o que aprendem na escola em suas próprias casas. Alguns estudantes já plantaram suas próprias hortas, enquanto outros investiram na compostagem para adubar as plantas de casa.

E você? Conhece alguma história que mostre como a sustentabilidade transformou um lugar para melhor? Então conte pra gente através do e-mail condominiosverdes@secovirio.com.br.

 

Crédito Imagens: A2img / Diogo Moreira

Fonte: Secretaria de Educação do Estado de SP

Comentários