Desenvolver espaços atraentes que promovam o convívio social de moradores e turistas é um desafio para arquitetos e urbanistas. E o escritório de arquitetura Todescan Siciliano topou a tarefa de criar um espaço amplo e de livre circulação no bairro do Butantan, em São Paulo. Inspirado em projetos como o ReStart, na Nova Zelândia, o Box Park, em Londres, e o Highline Park, em Nova York, o escritório criou uma galeria a céu aberto com lojas, serviços e gastronomia. E o melhor: com uma pegada sustentável! 🙂

vila-butanta-sp-sustentavel-01Batizado de Vila Butantan, o local, que possui dois andares, foi construído com contêineres marítimos reaproveitados. Dos contêineres, ainda foram reutilizadas as plataformas de piso, que se transformaram em passarelas nos andares superiores da Vila. A estrutura possui ainda um deck central, feito de madeira de eucalipto tratado, que, além de ter grande durabilidade, é proveniente de fonte renovável.

vila-butanta-sp-sustentavel-02Os contêineres caracterizam-se por proporcionar excelente isolamento térmico. Mas, para garantir que os ambientes internos atingissem a temperatura ideal, era necessário um tratamento especial nos tetos. Foi então que surgiu a ideia da instalação de telhados verdes com um substrato vegetal desenvolvido no Japão. Por ser pouco espessa, a cobertura verde cumpre muito bem o seu papel. Além de contribuir para o isolamento térmico, não gera sobrepeso, mesmo nos dias de chuva.

Leia mais: Canadense transforma contêineres em casa autossustentavel

vila-butanta-sp-sustentavel-03A pegada sustentável do projeto não para por aí. O upcycle marca presença no espaço, e vários objetos que seriam descartados ganharam novas funções. Caçambas de entulho foram repaginadas e aproveitadas para abrigar um projeto de paisagismo feito por Ricardo Cardim, e outros materiais, como asas de avião, tambores de combustível e pneus, ganharam um novo uso e foram transformados em mesas e cadeiras.

vila-butanta-sp-sustentavel-04Outro diferencial sustentável do espaço é um programa de reciclagem de resíduos sólidos, que tem como parceira uma cooperativa da região, responsável por recolher os materiais e fazer a destinação correta. Além disso, a Vila Butantã fechou uma parceria com a empresa Poiato Recicla, que espalhou pelos ambientes caixas coletoras de bitucas de cigarro. Vale lembrar que, como contamos aqui no blog, a Poiato Recicla recolhe e transforma as guimbas de cigarro em papel.

Leia mais: Conheça a casa feita com contêineres e pallets

vila-butanta-sp-sustentavel-05Promover o convívio social em espaços pensados exclusivamente para isto é uma tendência que vem ganhando o mundo. Acrescentar uma pegada sustentável ao projeto o torna ainda mais eficiente, pois, além de proporcionar a interação entre pessoas, ajuda a preservar nosso planeta! 🙂

 

* Crédito fotos: Henrique Padilha

Comentários