Andar de bicicleta em um espaço exclusivo sem ter que competir com carros, ônibus e caminhões é o sonho de 10 em cada 10 ciclistas. Infelizmente, nas cidades brasileiras, as bicicletas ainda não são vistas como uma opção viável de mobilidade sustentável e, como consequência, pouco se investe em estrutura adequada para receber as magrelas.

A falta de espaço é uma das principais alegações das prefeituras para a falta de investimento em ciclovias. Isto, de fato, é um grande empecilho que os urbanistas enfrentam, porém, se não há espaços disponíveis, por que não criá-los? Um exemplo muito bacana vem da cidade de Xiamen, no sudeste da China, que, simplesmente, acaba de inaugurar a maior ciclovia área do mundo! Ou seja, se não tem espaço embaixo, que tal viabilizar espaços por cima? 🙂

ciclovia-aerea-china-05Com 7,6 quilômetros de extensão, a ciclovia cruza grande parte da cidade, passando por áreas residenciais e comerciais. As onze saídas para estações de ônibus e metrô foram pensadas para integrar um meio de transporte sustentável com os de massa, a fim de evitar o uso de carros e, consequentemente, diminuir a emissão de gases tóxicos na atmosfera.

ciclovia-aerea-china-02A ciclovia foi projetada para receber até 2000 bicicletas por hora e, para que não haja excesso de bikes, portões de acesso inteligentes foram colocados no local. Ao atingir a lotação máxima, os portões se fecham automaticamente e só reabrem quando a frequência no local diminui. Para oferecer mais conforto aos usuários, grande parte da ciclovia foi colocada abaixo dos corredores de ônibus que já existiam na cidade, assim, em caso de chuva ou excesso de sol, os ciclistas estarão protegidos.

ciclovia-aerea-china-04Outro diferencial bacana do sistema é que ele também foi pensado para quem não tem bicicleta em casa. Hoje, existem cerca de 360 bikes disponíveis para locação e mais de 250 vagas de estacionamento para as magrelas distribuídas em sete plataformas. Como a ciclovia também funciona à noite, foram instaladas mais de 30 mil lâmpadas nas pistas. Guardas também ficam no local orientando os usuários e contribuindo para a segurança.

ciclovia-aerea-china-01

Confira um breve vídeo que mostra mais detalhes da maior ciclovia aérea do mundo! 🙂

Adoramos mais essa sugestão de mobilidade sustentável! Se da forma convencional não é viável, com criatividade, é possível inventar soluções igualmente eficazes! Vale lembrar que esta não é a primeira ciclovia suspensa a ser inaugurada. Londres e Copenhague, por exemplo, também possuem ciclovias deste tipo, porém, a de Xiamen é a maior do mundo!  Torcemos para que esta ideia inspire outras cidades e mais ciclovias suspensas possam ser criadas.

Comentários