Universidade na Barra da Tijuca vai doar material para Fábrica Verde

Na hora de jogar fora pilhas, baterias e peças velhas de computador é sempre o mesmo dilema: como descartar esse material corretamente e não poluir o meio ambiente? Já falamos aqui sobre dicas de locais para descartar seu lixo eletrônico no Rio de Janeiro. Pois bem, esta lista acaba de crescer e, além de atender a população da Barra da Tijuca no novo ponto de coleta localizado no campus Tom Jobim da Universidade Estácio de Sá, também vai doar todo o lixo eletrônico coletado para um projeto muito legal que capacita jovens de áreas carentes para montagem e manutenção de computadores: a Fábrica Verde.

O projeto Fábrica Verde tem como objetivo capacitar jovens moradores de comunidades carentes do Rio de Janeiros em montagem e manutenção de computadores, a partir de peças usadas de computadores que teriam como destino a lata do lixo.

Há dois anos presente na comunidade da Rocinha, o projeto já formou 570 jovens e teve 556 computadores remontados a partir das peças usadas. Hoje, nove tele centros comunitários estão em funcionamento graças aos equipamentos criados pelos alunos do Fábrica Verde com o lixo eletrônico doado.

Projeto incentiva reciclagem de lixo

Além de qualificar jovens profissionais, o projeto Fábrica Verde estimula a destinação correta do lixo eletrônico, resíduos que, por possuírem metais pesados em sua composição, podem poluir a natureza quando não jogados fora corretamente.

Entre janeiro e novembro de 2013, foram doados para a Fábrica Verde da Rocinha 15.751 toneladas de material de computador inservível recolhidos no ponto de coleta da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC). A promessa é de que o novo ponto de coleta no campus Tom Jobim da Estácio de Sá, localizado no Centro Empresarial Barra Shopping (Avenida das Américas, nº 4.200), ajude a reciclar ainda mais todo o lixo eletrônico da cidade.

Confira abaixo outros pontos de coleta de lixo eletrônico Fábrica Verde:
  • Fábrica Verde – Rocinha – Estrada da Gávea, 486, Bl 20 (Rua da Casa da Paz);
  • Fábrica Verde – Tijuca (Morro da Chacrinha) – Rua Oscar Pimentel, Nº 80;
  • Colégio Tereziano – Rua Marques de São Vicente, 331 – Gávea;
  • Escola Nova – Rua Major Rubens Vaz, 392 – Gávea
  • Condomínio Solar da Barra – Rua Vilena de Moraes, 240 – Barra
  • Escola Édem – Rua Gago Coutinho, 14 – Laranjeiras
  • Fórum da Barra – Avenida Luiz Carlos Prestes s/nº (fica entre o Barra Shopping e o Centro Empresarial Barra Shopping), na Barra da Tijuca
  • Fábrica Verde- São João de Meriti – Rua Gil Mota nº 200;
  • Fábrica Verde – Vila Kennedy – RB nº 13 – bairro Quafa
  • Fábrica Verde Bangu – Rua Projetada 3 nº 10 – Jardim Bangu

Comentários