A Ilha Pura, também conhecida como a Vila dos Atletas, já está pronta para receber os 17.950 atletas, paratletas e suas equipes técnicas nos 3.604 apartamentos do empreendimento. O projeto, que desde o início de sua concepção seguiu as mais modernas tendências globais de urbanismo e sustentabilidade, acaba de receber do Green Building Concil a Certificação LEED for Neighborhood Development (LEED para Desenvolvimento de Bairros), tornando-se o primeiro bairro planejado da América Latina a receber esta certificação.

A Ilha Pura foi construída com o objetivo de tornar-se referência de bairro planejado, por isso é ancorada nas premissas de sustentabilidade, contemplando importantes obras de infraestrutura em seu entorno, pavimentação e saneamento. Outro ponto de destaque é a questão da acessibilidade. Os edifícios têm apartamentos adaptados para a inclusão de toda a população, como portas mais largas, corredores mais amplos e elevadores com capacidade para receber até duas cadeiras de rodas simultaneamente.

Além da certificação LEED ND, as soluções de sustentabilidade adotadas no bairro garantiram ainda o selo AQUA-HQE Habitacional Bairros e Loteamentos, concedidos pela Fundação Vanzolini, e o selo Casa Azul, da Caixa Econômica Federal. Confira alguns diferenciais deste projeto:

– Telhados verdes

Possui aproximadamente 10 mil m² de telhados verdes, que abrangem todos os seus 31 prédios e a cobertura das instalações do parque, o que ajudará a reduzir a sensação térmica do bairro.

– Placas solares

Três prédios do bairro contam com 75 placas solares para o aquecimento da água. Os demais prédios contam com infraestrutura para futura instalação de coletores solares.

– Reaproveitamento de resíduos

85% dos resíduos gerados na construção foram reaproveitados. Já os resíduos orgânicos foram destinados à compostagem.

– Reuso da água

A criação de uma estação de tratamento de água no bairro permitirá tratar as águas provenientes de processos domésticos, como lavar as mãos e tomar banho, e reaproveitá-las em vasos sanitários e também para a irrigação do parque e na reposição da água dos lagos, gerando uma economia de aproximadamente 40% no consumo de água total do bairro.

– Eficiência energética

Foram instaladas lâmpadas de LED e sensores de presença nas áreas comuns. A iluminação das garagens foi feita por setorização. Já os elevadores contam com um sistema regenerativo, que gera uma economia aproximada de 50% de energia comparada a um elevador comum.

Leia mais: Casa no Reino Unido impressiona pela eficiência energética

– Ecopontos

Dois pontos de entrega voluntária de resíduos foram instalados no bairro, além de lixeiras para a coleta seletiva.

Leia mais: Conheça o primeiro hostel feito com contêineres do Brasil

Em 2017, após os Jogos, os apartamentos começam a ser entregues aos futuros moradores da Ilha Pura. O projeto, bem como todos os seus diferenciais sustentáveis, é muito bacana, mas, fica a pergunta: será que, em um futuro próximo, mais bairros como este serão construídos? Com cada vez menos espaços disponíveis nas grandes cidades fica difícil imaginar um boom deste tipo de construção, porém, uma coisa é certa: tornar nossos bairros e condomínios mais sustentáveis é possível! Queremos saber sua opinião! Como você acha que serão os bairros no futuro? Conte pra gente nos comentários!

Comentários