As bicicletas são comprovadamente uma excelente opção de transporte sustentável. Além de promoverem a saúde, por permitirem a prática de exercícios físicos, as bikes evitam a emissão de toneladas de CO2 na atmosfera, contribuindo para a melhora da qualidade do ar. Embora sua estrutura seja bastante durável, os pneus das bicicletas costumam desgastar quando atingem certa quilometragem, obrigando os ciclistas a trocarem por novos. O resultado disso? Uma bike prontinha para novas aventuras e alguns resíduos para descarte.

Apaixonado por bikes, o irlandês Mick Davis é um artista plástico que sempre se incomodou com o destino nada correto dos pneus gastos de sua bicicleta. Ele, que já trabalhava esculpindo pedras, sentiu a necessidade de encontrar uma forma mais sustentável de expressar sua arte. Mesclando sustentabilidade com sua paixão pelo ciclismo, surgiu a ideia: usar pneus usados de bicicletas como matéria-prima de suas esculturas.

Artista cria esculturas com pneus de bicicletas

Leia mais: Esculturas são criadas a partir de jornais velhos

Utilizando uma estrutura de aço como base, Davis reaproveita os pneus usados como revestimento e cria esculturas figurativas, retratos e formas de animais. Combinando um estilo clássico com um toque contemporâneo, o artista cria obras originais e releituras de obras já consagradas. Sua escultura batizada de “Le Poete” foi claramente inspirada em “O Pensador”, de Auguste Rodin.

Artista cria esculturas com pneus de bicicletas
Mick Davis posa ao lado de sua escultura batizada de “Le Poete”.

Leia mais: Artista transforma lixo em esculturas urbanas

“Eu crio esculturas de pneus soldando primeiro uma armadura de aço que forma o ‘esqueleto’ da escultura. Depois, prendo os pneus na armadura. Para esculturas maiores eu também trabalho com carros usados ​​e outros pneus maiores, diz Davis.

Artista cria esculturas com pneus de bicicletasSegundo o site do artista, com suas obras, ele pretende popularizar um gênero de arte ambiental, enquanto também dá um novo uso aos pneus velhos. “Pneus de bicicleta usados ​​captaram tanto meu amor pelo ciclismo quanto meu interesse em reciclar. As propriedades flexíveis e duráveis ​​dos pneus me permitem dar uma nova função a eles”, completa.

Artista cria esculturas com pneus de bicicletas

Leia mais: Artista transforma papelão em esculturas humanas realistas

Vale lembrar que o desgaste dos pneus de bicicletas ocorre por diversos motivos. Pedalar no asfalto, acionar os freios de forma abrupta, não calibrar os pneus com regularidade e até mesmo o excesso de peso do ciclista contribuem para o rápido desgaste.

Comentários