Talvez você ainda não tenha ouvido falar de Utrecht, uma cidade universitária localizada na parte central da Holanda. A quarta maior cidade do país fica a 27 minutos de trem da capital Amsterdã e também é cortada pelos famosos canais que existem por lá. Em Utrecht, porém, existe um diferencial: as margens dos canais são rebaixadas! Você pode estar se perguntando: e o que isso tem de tão incrível? Com as margens rebaixadas, é possível aproveitar de pertinho os canais e as lojas e bares que foram instalados nesses locais! 🙂

utrecht-7
Imagem: Adriana Setti | Viaje Aqui

Assim como acontece em todo o país, a preocupação com a sustentabilidade é um fator que chama a atenção em Utrecht. Como não podia ser diferente, o uso de bicicletas como meio de transporte é uma marca da cidade e os investimentos feitos por lá garantiram Utrecht como a terceira melhor cidade do mundo para ciclistas, segundo o ranking da Copenhagenize Design.

utrecht-bikes
Imagem: Adriana Setti | Viaje Aqui

Por lá, existem verdadeiros engarrafamentos de bicicletas na hora do rush. E, com tantos ciclistas se deslocando para o trabalho, para a faculdade e a passeio, é preciso uma quantidade considerável de bicicletários. Pois lá, não só existem vários estacionamentos para bicicletas como muitos sinalizam a quantidade de vagas disponíveis naquela região! Não é incrível? Como se isso não bastasse, está em andamento uma obra que promete construir o maior estacionamento para bicicletas do mundo, que irá oferecer 12.500 vagas para as magrelas!

estacionamento-bikes-utrecht
O sistema é chamado de P-route bycicle. | Fonte: Prefeitura de Utrecht.

Estação de trem feita com contêineres

A cidade de Utrecht ainda reserva uma atração tão inusitada quanto sustentável: uma estação de trem construída com contêineres! Estudos indicam que o tempo demora mais para passar em lugares pequenos e pouco atrativos, e foi assim que surgiu a ideia de oferecer um local de espera não apenas confortável, mas também inovador.

estacao-trem-conteiner-utrecht
Crédito imagem: NL Architects.

O projeto reaproveitou três contêineres marítimos, sendo que um deles foi colocado na posição vertical, formando uma torre de relógio, o que deu um charme especial ao local. A estação de trem de Barneveld Noord foi construída em tempo recorde e possui ainda wifi e banheiros.

estacao-trem-conteiner-utrecht-01
Crédito Imagem: NL Architects.

Leia mais: Conheça o primeiro hostel feito com contêineres do Brasil

Mobilidade sustentável e reaproveitamento de materiais. Seguindo estes dois conceitos, Utrecht vem se destacando entre as pequenas cidades da Europa. Deslocar-se pelas cidades usando bicicletas deve ser o transporte do futuro assim como a reutilização de materiais deve fazer parte da rotina de pessoas, empresas e governos. Ficamos na torcida para que mais cidades adotem estas práticas para que, em um futuro próximo, deixem de ser diferenciais para se tornarem referências!

* Fontes: Viaje AquiMobilize.

Comentários