Adepta de uma vida saudável e fã do esporte, Cristiana Queiroga velejou durante boa parte da vida na Lagoa de Marapendi. Nos últimos anos, ela começou a ficar extremamente incomodada com a poluição do local e decidiu fazer algo para mudar q realidade na região. 

Cristiana é o nome por trás do projeto SOS Lagoas, que existe desde 2018 e busca fazer um trabalho de educação ambiental junto às comunidades e condomínios da Zona Oeste do Rio de Janeiro, na tentativa de mitigar o impacto da degradação no Sistema Lagunar de Jacarepaguá.

Além de realizar mutirões periódicos de limpeza para retirada de lixos das lagoas, a responsável pelo projeto idealiza ações para instalação de placas educativas, lixeiras, reciclagem e outras iniciativas educacionais capazes de promover a conscientização em pessoas de diferentes idades sobre a importância da preservação do planeta.

Apesar da boa vontade dos voluntários, o SOS Lagoas ainda precisa vencer inúmeros desafios para ganhar ainda mais relevância no Rio de Janeiro. A Revista Secovi Rio fez uma entrevista especial com Cristiana Queiroga para apresentar os planos do projeto para o futuro e como os condomínios ou as empresas cariocas podem colaborar.

“Precisamos transformar reclamação em ações: esse é o começo de muitas descobertas, aprendizados e mudanças nos nossos hábitos em prol do coletivo”, destaca.

Para ler a entrevista completa da Revista Secovi Rio, acesse aqui.

Comentários