Descartar alimentos simplesmente porque não atendem a um padrão estético é um hábito comum nos supermercados. Mas esta prática, infelizmente, está longe de abranger apenas as grandes marcas. Ao ir à feira, quantas vezes já deixamos de comprar determinada fruta porque ela estava “feia”? Reaproveitar estes alimentos é necessário. Sabendo disso, dois amigos de Roterdã, na Holanda, incomodados com o grande desperdício em sua cidade, tiveram uma ideia muito bacana: produzir couro ecológico a partir de frutas descartadas!

Chamado de Fruitleather (couro de fruta, em tradução livre), o couro ecológico é obtido através de um processo simples, que causa muito menos impacto do que a produção tradicional. Após a retirada das sementes, as frutas são amassadas e fervidas a fim de matar as bactérias. Depois, o material é colocado para secar, o que resulta em um produto final muito menos prejudicial para o ambiente e para os animais, que deixam de ser sacrificados.

Couro ecológico é produzido com frutas descartadasSegundo Hugo de Boon e Koen Meerkerk, os designers responsáveis pelo projeto, o couro ecológico tem flexibilidade e resistência semelhantes ao original. Além disso, o Fruitleather pode ser costurado, o que permite que ele seja utilizado na produção de bolsas, sapatos e até mesmo móveis.

Leia mais: Consuma as frutas da estação e economize água

O reaproveitamento de materiais é uma atitude determinante para a saúde do planeta, pois evita a utilização de novos recursos para o desenvolvimento de novos produtos. O Fruitleather foi desenvolvido a partir do recolhimento de frutas descartadas por feirantes na Holanda, possibilitando a atribuição de um novo valor a algo que era visto como inútil.

Couro ecológico é produzido com frutas descartadasAtualmente o Fruitleather está dentro do BlueCity de Roterdã, um espaço que abriga diversas startups que atuam com projetos que envolvem economia circular, oferecendo apoio e troca de experiência entre as marcas. Boon e Meerkerk trabalham para aprimorar o produto, melhorando a resistência e outras propriedades.

Leia mais: Couro vegetal é produzido com resíduos de vinho

Estima-se que, todos os anos, cerca de 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são jogadas fora em todo o mundo. Isso corresponde aproximadamente a um terço de toda a produção. Calcula-se ainda que cerca de 45% das frutas que são produzidas para consumo são jogadas fora. São alimentos, em sua maioria, bons para consumo que, por não atenderem a um padrão estético determinado, são simplesmente eliminados.

Comentários