Quem gosta de plantas sabe que todas as espécies precisam de cuidados especiais. Algumas precisam de mais água, outras gostam de sombra, existem aquelas que se adaptam em qualquer ambiente e outras que precisam de espaço. Aliás, é muito importante pesquisar as características da planta para saber se ela irá se adaptar bem no jardim do condomínio ou se precisará de um vaso especial.

Leia mais:Vai viajar? Saiba como manter as plantas saudáveis

Por falar nisso, à medida que a planta cresce, é comum ter que mudá-la de recipiente para que ela fique melhor acomodada e possa continuar seu crescimento de forma saudável. Este procedimento não é muito fácil de ser feito e, dependendo da planta, deve ser repetido algumas vezes durante seu ciclo de vida.

Leia mais: Conheça as plantas ideais para as áreas comuns dos condomínios

A fim de solucionar esta questão, dois designers londrinos do Studio Ayaskan criaram um vaso que cresce junto com a planta! Não entendeu? A gente explica! 😉 Tomando como base a técnica do origami, os criadores desenvolveram um vaso que pode ser desdobrado à medida que a planta vai se desenvolvendo, oferecendo espaço para adição de terra e conforto para a planta.

vaso-origami-growth1

Para chegar ao formato ideal de dobradura, os designers pesquisaram minuciosamente diversos padrões possíveis até estabelecerem um modelo triangular milimetricamente calculado. Diversas camadas foram sobrepostas para que, ao serem desdobradas, pudessem alcançar largura e altura compatíveis com o desenvolvimento de algumas espécies.

vaso-origami-growth

Batizado de Growth, que significa crescimento em inglês, o vaso é feito com polipropileno, um plástico bastante resistente, flexível e reciclável. Inspirado na evolução da natureza, este vaso foi criado para acompanhar todas as etapas de desenvolvimento da planta. A ideia principal é que vaso e planta cresçam de forma harmônica e se completem como se fossem um único composto.

vaso-origami-growth4

Muito bacana esta criação! Utilizar o mesmo vaso durante todo o ciclo de vida da planta evita o desperdício de materiais e torna o cultivo da espécie mais sustentável. E mais: o vaso pode ser posteriormente reaproveitado, iniciando um novo processo harmonioso e único de vida. Para saber mais informações sobre o Growth, clique aqui.

Comentários