Paris é um lugar deslumbrante! Conhecer cada cantinho da Cidade-Luz encanta os incontáveis turistas que visitam a região todos os anos. E, por falar em cantinho, existe por lá um lugar totalmente inusitado que esconde uma fazenda urbana orgânica. Mas, ao contrário do que se poderia pensar, essa horta não fica no terraço de algum prédio de frente para a Torre Eiffel (risos). Ela fica dentro da garagem subterrânea de um condomínio.

Conhecido como La Caverne – ou “A Caverna”, em tradução livre –, o espaço está localizado bem no Centro de Paris. A garagem, antes abandonada, foi revitalizada e transformada em um local para produção de alimentos orgânicos e saudáveis. Ali são cultivados cogumelos, chicórias e outros vegetais sem pesticidas e com certificação orgânica de agricultura biológica. Os produtos são entregues de bicicleta, contribuindo para a redução da emissão de gases tóxicos na atmosfera.

Fazenda urbana cresce em garagem de condomínio em ParisA fazenda está localizada abaixo de um prédio residencial com mais de 300 apartamentos. Talvez você esteja se perguntando: “Mas uma garagem abandonada não é um local poluído?” Bem, segundo o site do La Caverne, não existe nenhum risco de contaminação dos produtos. Isso porque, antes da implantação da horta, foi feita uma análise do ar e da superfície, e nada foi constatado. Além disso, os veículos já não usam o estacionamento há anos e, para o cultivo, são utilizados apenas motores elétricos. O fato de estar em um espaço fechado até facilita o controle da qualidade do ar.

Fazenda urbana cresce em garagem de condomínio em Paris
© Radio France / Hélène Chevallier

Para que a “jardinagem subterrânea” desse certo, eles optaram pelo cultivo de determinadas espécies. Os cogumelos não exigem muita luz para crescer, e a chicória cresce sem luz. Para os vegetais que precisam de luz, são usadas lâmpadas LED, que permitem ajustar o espectro de iluminação para um desenvolvimento otimizado. O método de cultivo é totalmente inspirado na permacultura. Por exemplo: o CO2 gerado pelos cogumelos é usado pelos vegetais para crescer, e os materiais naturais produzidos são compostados e reaproveitados para o cultivo.

Leia mais: Shopping em Israel tem fazenda urbana impressionante

O objetivo do La Caverne é fornecer alimentos saudáveis e orgânicos a um preço justo, contribuindo, assim, para a renovação das cidades do futuro. A ideia é transformar o espaço urbano não utilizado para produzir vegetais surpreendentes. A venda dos produtos é feita diretamente para os moradores, bem como para restaurantes e pequenas mercearias.

Fazenda urbana cresce em garagem de condomínio em Paris“Queremos promover um novo modelo de agricultura urbana, produtivo e virtuoso. Também buscamos criar novas formas de produzir e restaurar a profissão de fazendeiro, muitas vezes mal compreendida. Queremos ainda criar empregos locais ​​e oferecer aos cidadãos urbanos uma produção local e saborosa”, afirma o site da fazenda urbana.

Leia mais: Pequeno jardim vertical decora e produz brotos comestíveis

Paris tem vários encantos, mas uma fazenda urbana na garagem de um condomínio não é exatamente o que se espera encontrar nesta cidade (risos). Mas que bom que ela existe! Bom para o planeta e ótimo para os moradores locais! 🙂

Comentários