O descarte incorreto de garrafas PET é um problema mundialmente conhecido. Como em muitos lugares não há recursos adequados para a coleta e reciclagem desse material, a quantidade de resíduos plásticos em rios, mares e oceanos continua crescendo. Uma das soluções para tal questão é a reutilização das PETs, que podem ser transformadas em lindos objetos. Quer um exemplo bacana? Conheça o PET Lamp, um projeto que desenvolve um tipo de luminária ao misturar a reutilização de garrafas de plástico com técnicas de tecelagem.

Em 2011, o designer Alvaro Catalán de Ocón foi convidado para ir até a América do Sul para ver de perto os males que o plástico causava na Amazônia colombiana. Além de expressar seu ponto de vista sobre a situação, ele tinha o desafio de encontrar uma solução potencial para o problema. Foi aí que ele teve a ideia de criar luminárias artesanais utilizando técnicas tradicionais de diferentes cantos do mundo.

Luminária é produzida com garrafas PET
Imagem © designboom

O projeto teve início na própria Colômbia e contou com a colaboração da Asociación Artesanías de Colombia, uma organização dedicada à preservação do artesanato colombiano. Desde 2012, os artesãos da região transformam garrafas PET em lindas luminárias, ajudando o nosso planeta e ainda proporcionando uma fonte de renda para os moradores locais. O objetivo do PET Lamp é refletir sobre a validade do objeto a longo prazo e evitar que ele se torne obsoleto após apenas alguns minutos de uso.

Leia mais: Joias de ouro são produzidas a partir da reciclagem de computadores

O correto manuseio do material PET permite que ele seja aproveitado e transformado. A parte superior da garrafa é usada para juntar os componentes elétricos à luminária, o pescoço serve como estrutura e o corpo da garrafa se transforma em uma superfície própria para tecer. O princípio da tecelagem é reinterpretado, e a superfície da garrafa é convertida na urdidura através da qual o artesão tece a trama.

Luminária é produzida com garrafas PET

Uma das principais vantagens do projeto criado por Alvaro é a possibilidade de abordar um problema global (o desperdício de garrafas plásticas de PET) com uma atividade local (a tradição da tecelagem de cesta). Dessa forma, foi possível unir um dos objetos industriais mais produzidos no mundo com um dos ofícios tradicionais mais enraizados na Terra.

Luminária é produzida com garrafas PET
Imagem © designboom

Além da Colômbia, o projeto já foi replicado em outros países, conhecidos por sua tradição e técnicas de artesanato. Chile, Espanha, Etiópia e Japão já possuem artesãos que trabalham com o mesmo conceito, reaproveitando garrafas PET e utilizando técnicas de tecelagem tradicionais de seus países. A identidade de cada cultura que participa do projeto é evidente em cada luminária.

Leia mais: Papel é reaproveitado em miniaturas de terrários

Luminária é produzida com garrafas PET
Imagem: Manuela Dura

A vida útil das garrafas de plástico é muito curta em comparação ao tempo que seus materiais levam para se decompor. Isto sem considerar a energia utilizada em sua produção. Portanto, oferecer uma alternativa para o reaproveitamento desse material e ainda estimular o artesanato local gerando renda e reconhecimento para os trabalhadores é o que podemos chamar de uma ideia totalmente sustentável! 🙂

Comentários