Veja como medidas simples podem deixar sua festa de Natal mais sustentável

Natal é época de comemorar a vida e presentear quem a gente ama. Mas será que é possível reduzir os  excessos de consumo que acabam envolvendo a todos nessa época e que resultam em desperdícios e gastos elevados? Nós aqui acreditamos que sim e adoramos dicas para tentar passar um Natal ecológico e mais sustentável! Por isso resolvemos compartilhar algumas delas com vocês e mostrar sugestões eco-friendlys. Olha só:

CEIA

Na hora de escolher o cardápio, dê preferência aos produtos orgânicos e certificados por selos verdes e priorize alimentos locais. No lugar de nozes, use castanhas do pará. Abuse das frutas típicas da época: cerejas, damasco e ameixa.

DECORAÇÃO

Enfeites descartáveis e importados são os que mais prejudicam o meio ambiente. Dê preferência ao artesanato local ou a peças feitas a partir de materiais descartáveis. O reaproveitamento caseiro de objetos é a opção mais sustentável e também mais divertida. Rolhas, garrafas pet, revistas, cartões velhos e até mesmo papel higiênico podem se transformar em enfeites charmosos. Use a imaginação!

decoração-verde-no-natal
Inserir o verde na mesa da ceia é uma ótima ideia para inovar na decoração!
decoração-verde-no-natal-01
Engarrafar as tradicionais luzes natalinas pode dar um charme especial para sua festa.
guirlanda-verde
E uma guirlanda verde, que tal?

ENERGIA

Evite decorações com muitas luzes e sempre desligue a eletricidade quando for dormir. Hoje, existem luzes de LED que funcionam com energia solar e não precisam de tomada.

PRESENTES

Ao embrulhar os presentes, tente reaproveitar os papéis de outros pacotes. Cartões com dispositivos eletrônicos são péssimos para o meio ambiente, principalmente se produzidos na China. Vale a pena fazer os próprios cartões: é mais prático e ecológico.

decoracao-verde-natal-03
Reaproveitar o jornal para embrulhar o presente também pode funcionar.
decoração-verde-no-natal-02
O clássico papel pardo ganha vida com o laço feito com tiras de camisetas velhas.

*Imagens: Pinterest

 

Comentários