“Allah-lá-ô, ô ô ô ô ô ô, mas que calor, ô ô ô ô ô ô…” E chegou  o Carnaval, época do ano em que a alegria e a descontração características do nosso povo ficam ainda mais evidentes. Ruas lotadas de foliões animados desfilando com orgulho suas fantasias minuciosamente pensadas para causar.

A criatividade do povo brasileiro é de tirar o chapéu, porém, também é neste período do ano que muitas pessoas parecem esquecer que o meio ambiente precisa ser respeitado em qualquer ocasião, seja em um dia comum de trabalho ou em dias seguidos de festa. Sendo assim, listamos algumas dicas que um folião sustentável deve seguir, tendo consciência ambiental, mas sem perder a alegria:

Não produza lixo sem necessidade

Nesta época, a produção de lixo nas cidades aumenta significativamente, portanto, se você vai passar o dia na rua pulando de bloco em bloco e pretende levar uns lanchinhos para matar a fome, opte por colocá-los em embalagens retornáveis.

Jogar lixo no chão, não!

Com a grande quantidade de pessoas nas ruas, as lixeiras transbordam rapidamente, mas isso não é desculpa para jogar lixo no chão! Então, guarde seu lixo até a próxima lixeira disponível ou leve com você sacolinhas para recolher as latinhas e garrafas que você consumir.

Leia mais: Doar sangue também é ser sustentável

Troque de fantasias com seus amigos

Sim, sabemos que muitos foliões buscam causar nas ruas com suas fantasias para lá de criativas, porém, usar uma fantasia nova em todos os dias de folia acarretará desperdício de matéria-prima para sua produção. Então, uma dica bacana é reunir os amigos, pedir que todos levem seus adereços carnavalescos e trocar as fantasias. A diversão começará ali mesmo! Ah, e se mesmo assim você teve uma ideia incrível para uma fantasia nova, tente reproduzi-la reutilizando materiais! 😉

Planeje o roteiro dos blocos

A gente sabe que existem vários blocos excelentes espalhados pela cidade, mas, com as ruas lotadas de foliões, evite utilizar o carro para se deslocar. Você contribuirá para a diminuição da emissão de gases tóxicos na atmosfera e ainda evitará problemas com estacionamento. Portanto, priorize os transportes públicos ou planeje um roteiro que possibilite ir de um bloco a outro a pé.

Cuidar da saúde também é ser sustentável

Para aguentar a maratona de blocos e festas, é preciso cuidar da saúde. Portanto, não fique muito tempo sem comer, prefira alimentos leves, beba bastante água e não exagere na bebida alcoólica!

Vai ter festa no condomínio? Aproveite com moderação!

Embora muitas pessoas fiquem muito animadas com o Carnaval, lembre-se de que nem todo mundo gosta de tanto barulho e agitação. Então, se você vai fazer uma festa no salão ou na piscina do seu condomínio, respeite o horário determinado para o término da festa e cuidado com o volume da música.

Leia mais: Veja outras dicas para aproveitar o Carnaval sem deixar de ser sustentável

E então, preparados para a festa? Como vocês viram, ser um folião sustentável é muito simples. Preservar o meio ambiente, respeitar o próximo e cuidar de sua saúde são atitudes que devem ser tomadas diariamente. Compartilhem essas dicas com seus amigos e boa folia! 🙂

Comentários