Conheça o sistema alemão que permite reaproveitar restos de alimento

O processo de compostagem pode ser definido como um conjunto de técnicas que estimulam a decomposição de materiais orgânicos com o objetivo de gerar uma nova matéria prima para a agricultura. Já imaginou conseguir fazer isso em casa, na sua cozinha, reaproveitando os restos de alimentos descartados no dia a dia? Foi com esse pensamento que os alemães Charllote Dieckman e Nils Ferber criaram o Parasite Farm, sistema de compostagem desenvolvido para ambientes internos, como casas e apartamentos que não possuem jardim ou varandas.

Com o Parasite Farm, é possível fazer a compostagem do lixo orgânico (restos de alimentos) gerado em casa. Além disso, é também uma maneira diferente de cultivar vegetais dentro de casa, na própria cozinha. As caixas de compostagem foram pensadas para ambientes internos como cozinhas e áreas de serviço, para que pudessem otimizar o processo e facilitar a vida do usuário diariamente. Ao mesmo tempo em que você incentiva a produção de húmus e novos materiais orgânicos, já pode cultivar plantas, sementes e legumes para consumo próprio.

Incrível né? Veja como funciona:

parasite-farm-compostagemCom esse sistema, na hora de cortar os legumes e temperos para cozinhar, você já pode mandar os restos dos alimentos direto para um compartimento próprio para compostagem.

parasite-farm-compostagem-01O material para compostagem fica armazenado numa espécie de gaveteiro, em que será depositado o húmus após o final do processo.

parasite-farm-compostagem-02A água proveniente de vegetais fresco ou restos de frutas atravessa a gaveta e é armazenada e usada como fertilizante líquido.

parasite-farm-compostagem-03O húmus gerado a partir dos fertilizantes naturais servirá de base para o cultivo de vegetais, hortaliças e ervas na parte de cima do sistema, uma forma simples e ecológica de promover agricultura dentro da sua própria casa!

*Fonte e Imagens: designboom.com

Comentários