As grandes cidades sofrem com o excesso de poluição. Respirar ar puro, livre de substâncias tóxicas, é uma tarefa quase impossível para quem vive nos grandes centros urbanos. As áreas verdes que ainda existem nessas cidades e os novos espaços naturais criados não conseguem suprir as necessidades que o ar atmosférico demanda para manter-se limpo.

Pensando em uma forma de contribuir para a melhora da qualidade do ar nas áreas urbanas, a Green City Solutions, uma empresa especializada em criar soluções que melhorem a qualidade de vida das pessoas, desenvolveu um filtro de ar inteligente e natural para as cidades: o CityTree.

Com o benefício ambiental de até 275 árvores urbanas, o CityTree é uma parede de musgo compacta e móvel, que pode ser transportada para vários locais. Sua principal função é melhorar a qualidade do ar dos ambientes, porém ela também refresca e ajuda na proteção contra ruídos.

citytree-arvore-musgoO musgo foi a planta escolhida para esse projeto, pois algumas culturas têm a capacidade de filtrar poluentes, como partículas de fora do ar, ligando-as à superfície da folha e depois integrando-as permanentemente na sua própria biomassa. Isto faz com que ele se torne um purificador natural bastante eficiente.

O ambiente das cidades não costuma ser favorável ao crescimento dos musgos, que necessitam de água e sombra para sobreviver. No entanto, a combinação de plantas com sombra, um fornecimento totalmente automatizado de água e nutrientes e a tecnologia de ponta da Internet das Coisas (IoT) resolveram o problema.

Leia mais: Áreas verdes: refúgios que fazem bem à saude

O CityTree é autossuficiente energeticamente, pois foi construído com painéis solares que geram a energia necessária para manter a parede viva. Todo o excedente produzido é armazenado em baterias para uso posterior.

citytree-arvore-musgo-02Construído a partir de materiais recicláveis, o CityTree foi projetado para ser durável e pode ser montado ou desmontado dentro de oito horas. Para aumentar a integração das pessoas com a parede, um banco foi acoplado ao projeto, possibilitando às pessoas relaxar em uma área verde no meio da correria de uma grande cidade.

O CityTree proporciona uma área verde em um espaço pequeno e, com um sistema independente, requer um mínimo de manutenção. Grandes cidades como Oslo, Paris, Bruxelas e Hong Kong já utilizam essa parede de musgo como teste.

Leia mais: Crie um refúgio verde em seu condomínio

E então, gostaram desta nova possibilidade? É claro que nada substitui uma floresta de verdade, mas, com o avanço do desmatamento e a diminuição de áreas verdes disponíveis para a população, o CityTree pode ser uma ótima solução! 🙂

Comentários