O Brasil é o quarto maior produtor de lixo plástico do mundo, com 11,3 milhões de toneladas descartadas anualmente, de acordo com a World Wildlife Funf (WWF). Uma parcela mínima desta quantidade é reciclada, o que sobra contribui com a poluição do meio ambiente – uma situação extremamente preocupante. Diante desse cenário, muitas empresas estão buscando soluções ecologicamente mais corretas.

Esse é o caso da startup brasileira Água na Caixa®, que desenvolveu uma embalagem sustentável para envasar água mineral. A solução é feita quase só de planta: 54% de papel e 28% de plástico de cana-de-açúcar, o que a torna reutilizável, 82% renovável e 100% reciclável.

Com a missão de tornar o consumo de água fora de casa mais sustentável, a startup criada pelos empreendedores Fabiana Tchalin e Rodrigo Gedakien, pretende transformar o mercado de água mineral no Brasil. O produto começa a ser comercializado nas gôndolas da Casa Santa Luzia, um supermercado paulista, mas será visto em outros lugares em breve.

Rodrigo conta que a empresa já fechou acordos com restaurantes e está com conversas avançadas com uma companhia aérea e com redes de hotéis. “Estamos iniciando com uma capacidade de envasar até 50 milhões de caixinhas ao ano e a meta de atingir 1.000 pontos de venda em São Paulo e Rio de Janeiro até o fim de 2021”, diz o empresário.

Futuro consciente
A inovação trazida pela Água na Caixa® vai de encontro com as necessidades do mercado. Ao mesmo tempo em que empresas se veem na necessidade de investir em preservação do meio ambiente e questões sociais, com a ESG cada vez mais em alta, o novo consumidor busca soluções mais responsáveis para o seu dia a dia.

Não à toa, a categoria de embalagens reutilizáveis é estimada em 10 bilhões de dólares globalmente e tem expectativa de grande crescimento para os próximos anos.

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