A marca de roupas esportivas Reebok revelou o primeiro produto de sua iniciativa sustentável: o Cotton + Corn, um tênis de milho e algodão orgânico. O modelo chega ao mercado um ano após a marca anunciar o seu plano de produzir um tênis com materiais à base de plantas. O objetivo da Reebok é criar uma alternativa às solas de borracha e espuma, feitas à base de petróleo, usadas nos calçados convencionais.

Tênis de milho e algodão orgânico da Reebok é lançado“A maioria dos calçados esportivos é feita usando petróleo para criar sistemas de amortecimento de borracha sintética e espuma”, disse o chefe de inovação da Reebok, Bill McInnis. “Com 20 bilhões de pares de sapatos produzidos a cada ano, essa não é uma forma sustentável de fabricar calçados. Então nós pensamos ‘e se começarmos com materiais que crescem e usarmos plantas em vez de materiais à base de óleo?’”, completou.

O modelo NPC UK Cotton + Corn é totalmente sustentável e promete agradar aos amantes do calçado e do planeta. A parte superior é feita de algodão orgânico, a sola, à base de milho, e a palmilha removível é derivada de óleo de mamona. Até mesmo a embalagem é feita com materiais totalmente reciclados.

Tênis de milho e algodão orgânico da Reebok é lançadoÉ importante ressaltar que o milho utilizado não é o que consumimos em nossas refeições. Trata-se de um tipo usado para alimentar o gado. Ele é moído e fermentado em um produto de base biológica, e, ao ser moldado, transforma-se em sola de sapato.

Leia mais: Adidas e seus produtos feitos com plástico dos oceanos

Com uma estética discreta, o tênis de milho e algodão da Reebok possui um esquema de cores neutras (ou naturais), já que nenhum corante tóxico foi utilizado durante a produção. O modelo foi certificado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) por usar 75% de conteúdo biológico.

Tênis de milho e algodão orgânico da Reebok é lançadoO tênis de milho e algodão é unissex e está disponível para a compra no site da Reebok por 95 dólares – na mesma faixa de preço de um modelo clássico. No entanto, talvez não seja tão fácil adquiri-lo, pois o produto já é um sucesso. Pouco tempo após o lançamento, ele já estava esgotado.

Leia mais: Tênis é produzido com chiclete reciclado

Vale lembrar que, embora o sapato seja sustentável, ainda não é biodegradável. Segundo a CBS News, a Reebok está trabalhando em uma segunda versão do tênis que será compostável. Caso a marca lance esse novo modelo, será possível enterrá-lo em seu jardim. Já imaginou?

Comentários