Já mostramos aqui no blog como um projeto de arborização bem planejado pode transformar uma região. Plantar árvores é uma excelente iniciativa para promover a revitalização de um bairro e ainda ajuda na melhora da qualidade do ar da região. No entanto, como todo projeto, é preciso ser acompanhado de perto por seus idealizadores para que possa trazer os benefícios almejados.

Fazer a manutenção de uma região arborizada exige cuidados bastante específicos, entre os quais a rega e a poda. Podar uma árvore é fundamental para mantê-la saudável, mas você já parou para pensar na quantidade de matéria-prima que é desperdiçada toda vez que uma árvore é podada? A Companhia Municipal de Limpeza Urbana da cidade do Rio de Janeiro – Comlurb – está atenta a isto e apresentou um projeto-piloto muito interessante.

troncos e galhos de árvores reaproveitadosCom o objetivo de reaproveitar troncos e galhos provenientes de podas e remoções de árvores, a Comlurb criou o programa “Reinvente”. Baseado no conceito de poda inteligente, o programa tem como meta transformar esses materiais em peças de mobiliário urbano para praças, parques, escolas e creches. A ideia é que, ao realizar a poda, o funcionário responsável esteja apto a identificar cada tipo de madeira, a fim de separar tudo que pode ser reaproveitado, reduzindo, assim, perdas de matéria-prima de qualidade, que seria destinada ao Centro de Tratamento de Resíduos.

Leia mais: Bijuterias são criadas a partir de lixo eletrônico

Diretor de Serviços Urbanos da Companhia, Paulo Mangueira deu detalhes do projeto: “Além de mobiliário urbano, fazemos peças de artesanato, como porta-copos e tábuas para carne. Tomo a ousadia de acrescentar um quarto R aos três R’s da sustentabilidade: reduzir, reutilizar, reciclar e reinventar.”

troncos e galhos de árvores reaproveitadosPara inaugurar o projeto, a Comlurb preparou uma exposição em sua sede na qual apresentou alguns mobiliários e peças que podem ser criados a partir das podas. Conjuntos de mesas e bancos, jardineiras feitas com troncos, bancos avulsos, um caminho formado com pedaços de troncos e até um pergolado foram criados.

Leia mais: Transformar para recriar e reutilizar

Adoramos a iniciativa e torcemos para que sirva de inspiração para outras companhias e empresas que prestam esse serviço. As podas são muito importantes para o desenvolvimento saudável das plantas, e poder reaproveitar esta matéria-prima e ainda transformá-la em peças que trazem benefícios para a população é uma ideia muito bacana. Compartilhe com seus amigos!

Comentários